5 de fevereiro de 2015

Sítios para lá do Citius: Portal da Empresa e os Antivírus

Tenho recebido alguns reportes de dificuldades de acesso à plataforma do Portal da Empresa, particularmente ao nível da autenticação com o certificado digital, tendo aliás como exemplo a publicação anterior neste Blog.

As situações com que os utilizadores se deparam decorrem de diversas e variadas origens, dificultando-se assim a explanação dos procedimentos que permitam colocar fim a todas as barreiras que se multiplicam neste mundo "internético" e digital. 

A origem do "problema" pode estar relacionada com o sistema operativo, com o browser  ou com o antivírus, ou ainda com outra origem diversa.

Nesta publicação vamos tentar ultrapassar as barreiras de acesso com origem nos antivírus.
O que sucede com alguns programas de antivírus é que estes programas bloqueiam - por questões de segurança - alguns componentes que são necessários para a autenticação em sites como o Portal da Empresa.

Assim e para ultrapassar este bloqueio temos, em geral, duas opções:

1.ª Desligar temporariamente o Antivírus instalado, de modo a que o nosso PC veja desbloqueado o componente que permite a autenticação no site pretendido. Após a a autenticação poderá e deverá ser reactivo o antivírus.

ou

2ª Configurar o programa de antivírus de modo a permitir excepções no acesso aos componentes ou URL's (endereços) pretendidos.

A primeira opção é mais simples e acessível a todos, mas também é aquela que menos se recomendará, por questões óbvias de segurança.

A segunda acarreta uma dificuldade na explicação directa, pois que cada software de antivírus tem menus e opções próprias, pelo que não nos é possível definir um "é assim" comum a todos os programas.

Vamos, pois, nesta publicação apenas detalhar a configuração no programa de antivírus gratuito AVG.


A imagem que é normalmente exibida e que estará relacionada com bloqueio do programa de antivirus deverá apresentar a seguinte informação no ecrã:


O erro detalhado é, pois, identificado como "HTTP 403.7".

Abrir uma excepção para acesso ao Portal da Empresa - cujo acesso está por defeito bloqueado no programa de antivírus AVG - é tão simples quanto isto:

  • Abra o programa AVG (que deverá estar activo na barra de ferramentas, junto ao relógio).
  • Clique em "Opções Avançadas"
  • De seguida em "Excepções"
  • Introduza o endereço de acesso ao Portal da Empresa (https://www.portaldaempresa.pt/cve/pt) (ATENÇÃO: introduza HTTPS!!!)
  • Defina o tipo da excepção como "URL" e
  • Clique "OK".



Com estes simples passos deverá concluir e finalizar a configuração que permite doravante e sem desligar o antivírus aceder ao Portal da Empresa.

Esta configuração de excepções poderá ser igualmente útil na configuração de excepções para acesso a outros sites e componentes. Abrir uma excepção deve ser ter com atenção se o componente ou site é fidedigno e de segurança.

Quanto à configuração noutros programas de antivírus, é uma questão de explorar os menus e as terminologias usadas, sendo que não deverá fugir muito do tipo de configuração supra demonstrado.

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