4 de fevereiro de 2015

Sítios para lá do Citius: Portal da Empresa

Os profissionais forenses, particularmente os Advogados, são muitas vezes confrontados com dificuldades "inultrapassáveis" no acesso e utilização das várias plataformas tecnológicas que permitem a prática de actos.

O Estado de Citius iniciou recentemente uma incursão noutras realidades e promete não dar tréguas e ajudar os utilizadores naquilo que estiver ao alcance do Autor e dos demais colegas com quem vai partilhando algumas questões.

Hoje é dia de partilhar um erro de autenticaçãocomum no Portal da Empresa usando o browser Firefox:
Ao que foi possível apurar - através do apoio do suporte técnico garantido pela AMA (Agência para a Modernização da Administração que gere este sistema) - o erro deriva duma limitação do browser em reconhecer o certificado de SSL associado ao Portal e que permite a credenciação do utilizador com o seu certificado digital.

O erro é exibido após o utilizador tentar aceder ao certificado digital:



Para superar esta barreira - que impossibilita totalmente o acesso às funcionalidades de registo da plataforma - partilhamos as instruções técnicas indicadas pelo Suporte da AMA:

1º Abra o browser Firefox.

2º Na linha de endereços URL (links), digite "about:config":

3º Será exibido o seguinte aviso:
Clique em "Serei cuidadoso, prometo!" ;-)

4º Será exibida na janela uma listagem de informação "assustadora"... Keep Kalm! O que se segue é de fácil configuração...

5º Na área de "Pesquisa" escreva "ssl.reneg". Deverá ser apresentada uma única linha de informação, conforme imagem infra:

Clique duas vezes, com o botão esquerdo do rato, sobre essa linha.

6º O browser exibirá uma janela para "introdução do valor de string".
Na linha de comandos digite: www.portaldaempresa.pt, dee.portaldaempresa.pt.


E voilá! Feche o browser e volte a abrir. Digite o endereço do Portal da Empresa e faça a autenticação.

Deverá ser exibida a janela de autenticação que permite a escolha do certificado digital e subsequente entrada na área de serviços registrais do Portal.


Se obteve um erro após estas instruções... ups! Provavelmente a impossibilidade de acesso deve-se a um outro problema que terá que ser complementado num outro tutorial*!


* Remeta mensagem para estadodecitius @ gmail.com se é confrontado com problemas de acesso ou utilização desta ou doutra plataforma para prática de actos registrais ou de justiça, detalhando (preferencialmente remetendo print screens) o erro com que é confrontado e com os contactos. O Estado de Citius procurará dar seguimento e encontrar solução (da forma mais simples e acessível possível) às questões.



Sem comentários:

Automóvel Online: a saga da compatibilidade

Estamos em 2022 e apesar da maturidade que o sistema Simplex devia apresentar, continuam a ser comuns encontrar barreiras e dificuldades no ...