6 de janeiro de 2014

Envio de mensagens do correio electrónico da OA: o fim dos problemas!

Iniciamos o ano de 2014 anunciando a disponibilização, pela Ordem dos Advogados, das configurações do protocolo de SMTP que vem permitir o envio de mensagens do correio electrónico profissional sem dependência do fornecedor de Internet em uso. Partilhamos um breve vídeo que explica os 2 passos que permitem a configuração do protocolo.
O envio de mensagens do correio electrónico profissional da Ordem dos Advogados há muito que é uma "dor de cabeça", pois que a sua configuração implicava a utilização do servidor de envio do ISP (fornecedor de Internet) em uso no momento do envio.

Ora, sendo comum ter um fornecedor no escritório, outro em casa e eventualmente usar outros fornecedores quando em mobilidade pelo país ou até no estrangeiro, era comum ficar-se inibido de enviar mensagens do correio profissional quando fora do "ambiente nativo", isto é, quando fora do acesso de Internet o servidor de SMTP estava devidamente configurado.

Ao disponibilizar um servidor de envio e as respectivas configurações do protocolo de SMTP pela Ordem dos Advogados, vem-se permitir que o envio das mensagens não fique dependente do ISP em uso.

Assim, coloca-se termo à dependência do ISP e "universaliza-se" o envio de mensagens do correio profissional, uma vez configurado o servidor de SMTP.

Aqui fica o vídeo com as instruções para a configuração:


Resta endereçar votos de um bom ano de 2014 para todos!

4 comentários:

Manuel Carvalhinho disse...

Boa!
E para quando resolução dos problemas no Citius?
Bem sei que não é a OA quem trata do portal, mas fica o desabafo!

Manuel Carvalhinho disse...

Boa!
E para quando a solução para os problemas do citius?
Bem sei que não é a OA que controla o portal, mas fica o desabafo !

Pedro Figueiredo disse...

Sr. Dr. Rui Maurício, com sua licença (e peço antecipadamente desculpa pelo tempo que possivelmente lhe farei perder),
permito-me solicitar-lhe algum esclarecimento quanto ao procedimento que se deve seguir para associar a conta de
correio eletrónico da OA ao gerenciador de correio eletrónico gratuito «Mozilla Thunderbird».
É certo que na NET existe um pdf alusivo a essa questão, publicado pela OA -- mas que já se encontra muito datado
e na prática inoperacional, uma vez que o «Mozilla Thunderbird» tem, hoje em dia, uma configuração bastante diferente.
No meu caso, quando tento associar (após introduzir a senha e selecionar a tecla virtual que seria suposto pôr termo ao
processo), surge-me uma estranha solicitação do «Mozilla Thunderbird» : «adicionar excepção de segurança» (?!).
Desde já grato pela atenção que eventualmente me possa disponibilizar, subscreve-se o colega ao dispor,

Pedro Figueiredo

Rui Maurício disse...

Caro Colega Pedro Figueiredo,
Do que me é dado conhecer (e tendo sido utilizador pontual do Thunderbird há muito), não há qualquer limitação para a instalação do correio electrónico nesse programa cliente de correio electrónico.
Porventura há algum passo na configuração que está a executar com uma opção errada.
Caso pretenda, podemos agendar uma assistência remota (ou até mesmo por telefone).
Agradeço que me contacte para o email do estado de citius @ gmail . com