Fazendo votos para que as férias judiciais tenham permitido o necessário descanso e também alguma "arrumação dos papéis", reabro as "hostilidades" com a publicação de um tópico que resolve uma dificuldade já sentida por alguns colegas no acesso ao "Portaldaempresa".
Por vezes é exibido o seguinte erro, relacionado com o certificado digital profissional:
The page requires a client certificate
The page you are attempting to access requires your browser
to have a Secure Sockets Layer (SSL) client certificate that the Web server
will recognize. The client certificate is used for identifying you as a valid
user of the resource.
- Contact the Web site administrator if you believe you
should be able to view this directory or page without a client
certificate, or to obtain a client certificate.
- If you already have a client certificate, use your Web
browser's security features to ensure that your client certificate is
installed properly. (Some Web browsers refer to client certificates as
browser or personal certificates.)
HTTP Error 403.7 -
Forbidden: SSL client certificate is required.
Internet Information Services (IIS)
Aqui ficam as instruções que, à partida, resolverão o problema.
Origem do problema: Esta situação decorrerá da ausência das chaves-públicas dos certificados da Multicert que deverão estar associados e interligados ao certificado da Ordem dos Advogados (certificado profissional).
Resolução: para ter a certeza de que estes certificados “estão sempre connosco” (numa linguagem bem leonina!), ao efectuarmos a exportação do certificado para uma PEN (criação de ficheiro de segurança após a criação/renovação do certificado) devemos assinalar a opção de pretendemos “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível).
Se por acaso exportarmos sem essa opção e perdermos o certificado “original”, o problema pode surgir nalguns sites como o Portal da Empresa ou o SITAF.
Nesse caso e para resolver o problema deverão importar o certificado Multicert CA que vos disponibilizo para download AQUI! [extrair o ficheiro *.cer para fora da pasta *.zip e fazer duplo clique no ficheiro; iniciar-se-á de imediato a importação do certificado, que deverá ser colocado na pasta/separador "Autoridades de certificação intermediárias".
Espero que estas dicas ajudem e resolvam a questão. Ficarei ao dispor para dar assistência e instruções adicionais caso o problema subsista ou não o consigam, por qualquer razão, suprimir (estadodecitius@gmail.com).
Deixo ainda um outro "Sítio" que existe para além do Citius e que vos convido a visitarem:
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