13 de junho de 2011

Porque é que não consigo mandar mensagens do email da OA?!?

Ao longo dos anos tenho diagnosticado que uma das repetidas dificuldades que vão surgindo com a comunicação electrónica pelos advogados regista-se ao nível do envio das mensagens de correio electrónico do endereço fornecido pela Ordem dos Advogados.

A questão não sendo de difícil resolução, implica a compreensão dos conceitos e das definições técnicas necessárias para ultrapassar as dificuldades. Deixo aqui algumas dicas!
O envio de mensagens electrónicas a partir do nosso programa de cliente de email (tipo Outlook, Thundirbird, Microsoft Mail, etc.) depende da "autorização" do ISP (Internet Service Provider) que estamos a usar naquele preciso momento. Ou seja, se estou a usar um acesso de banda larga da operadora X, preciso da sua autorização para conseguir enviar uma mensagem para um destinatário de correio electrónico, mas se mudar para a Internet fixa de um outro operador vou precisar da sua autorização.

Essa "autorização" é designada de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), sendo  o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.

Ora bem, é precisamente a mudança de operador que muitas vezes está na base das dificuldades... "ah! eu em casa consigo mandar email, mas quando chego ao escritório já não consigo!", ou "só consigo mandar emails da OA se me ligar à Internet com a pen 3G... nem em casa, nem no escritório consigo mandar!", sucedendo-se depois os comentários negativos que vão caracterizando o serviço disponibilizado pela Ordem dos Advogados.

Para quem anda em mobilidade e tem operadores de Internet diferentes entre a casa e o escritório (ou escritórios) e ainda usa Internet de banda larga de um outro terceiro operador, a melhor solução para se superar esta dificuldade definitivamente é adquirir (ou utilizar) um domínio próprio e associar um serviço de alojamento que disponha de serviço de SMTP próprio, permitindo-se assim a criação de um endereço de email do tipo smtp@omeudominio.pt que será configurado nas definições de envio associado ao email da Ordem dos advogados.

Nesta solução, independentemente do tipo de acesso à Internet que estamos a usar (ISP) teremos sempre a possíbilidade de enviar as nossas mensagens. A única dependência é a disponibilidade e funcionamento do servidor de envio associado ao nosso domínio/alojamento.

De qualquer modo, sem recorrer a uma solução como a supra descrita, poderemos simplesmente configurar a conta de correio electrónico com as configurações do ISP que estamos a usar (tendo que mudar, sempre que mudar o ISP para que funcione).

Aqui ficam algumas configurações dos principais ISP nacionais.


Activar a opção "My outgoing server (SMTP) requires authentication" (O meu servidor de envio requer autenticação) e defirnir as seguintes configurações:


Cabovisão 

SMTP - mail.cabovisao.pt
User Name: xpto1234 (é o nome que o email tem nos servidores da Cabovisão)

Portas SMTP: 25

Clix 

SMTP - mail.clix.pt
User Name: x1234567 (username de acesso a internet)
Porta SMTP: 25


Nota: O acesso aos servidores de correio (pop.clix.pt/mail.clix.pt) só funcionam com ligações Optimus (kanguru) ou Clix.

GMAIL [possivelmente uma solução alternativa e gratuita e que permita uma utilização "universal]
SMTP - smtp.gmail.com
User Name: 1stech@gmail.com
Porta SMTP: activar a opção "This server requires a secure connection (SSL)' ('Este servidor requer uma ligação segura (SSL)" - SMTP: 465

Caso não funcione, poder á optar pelas seguintes configurações:

Servidor de correio enviado (SMTP) - necessita de TLS:smtp.gmail.com (utilizar autenticação)
Utilizar autenticação: Sim
Utilizar STARTTLS: Sim (denominado SSL em alguns clientes)
Porta: 465 ou 587

NetCabo 
SMTP - smtpa.netcabo.pt
User Name: 1stech (O que está antes do @netcabo.pt)
Portas SMTP: 25

SAPO 
SMTP - smtp.sapo.pt
User Name: 1stech@sapo.pt
Portas SMTP: 25

Telepac  
SMTP - smtp.telepac.pt
User Name: op123456a@mail.telepac.pt (Configurar com user op associado ao email telepac)
Portas SMTP: 25
Opcional: Em SMTP activar a opção "This server requires a secure connection (SSL)' ('Este servidor requer uma ligação segura (SSL)" e deixar a porta 25

OBS: Configuração aplica-se também aos Novos clientes Office Box da TMN.

Atenção: caso esteja a ser configurado no Microsoft Outlook, o user name é o que está antes do @mail.telepac.pt
Se o Outlook apresentar um certificado de segurança é necessário aceitar caso contrário não se consegue enviar emails.

Telepac Exchange (Domínio Próprio) 
SMTP - smtp.exchange.telepac.pt
User Name: op12345ab@dominioproprio.pt (devem colocar o user op associado ao email)
SMTP: 25

OBS: Configuração aplica-se também aos Novos clientes Office Box da TMN.


Existem ainda outras configurações para outros operadores, mas estas são as mais comuns.

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Nota: O Portalforense dispõe de um serviço técnico de apoio específico a esta questão. Caso pretenda pode obter mais informação contacte através do endereço contacto@portalforense.com.

6 comentários:

Ilda Moreira disse...

desculpem aconteceu-me isso messmo
mas já fiz de tudo; mudei da Clix para a Meo, qual é o servidor smtp??
não dá sapo, nem dá mx...

Rui Maurício disse...

Encontrei este link actualizado de informações sobre protocolos SMTP, incluindo o MEO. Espero que ajude.

Ilda Moreira disse...

obde está o link?

Rui Maurício disse...

Ups... esqueci-me do link! Aqui vai:

http://tutoriallhelp.weebly.com/configuraccediloes-email.html

Ana Paula Queiroz disse...

Mas no caso de se utilizar um dos Servidores de envio do nosso ISP, ao enviar o e-mail de correio através do programa de correio electrónico, a identificação do remetente associada à mensagem é o e-mail desse servidor e não o endereço de e-mail da ordem dos advogados, correcto?

Ana Paula Queiroz disse...
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